Livro Infantil Muito HairDo About Nothing

 





NHH: O que o inspirou a escrever este livro?
MRW: Eu uso peruca nas entrevistas para empregos. Eu temia que meu cabelo natural me impedisse
de ser contratada. Fiz uma entrevista para um cargo de professor no exterior e consegui o cargo. No entanto, eu usei
meu cabelo natural no primeiro dia de trabalho. Minha chefe me chamou em seu escritório e perguntou por que meu cabelo parecia tão diferente. Eu timidamente admiti a entrevista em uma peruca. Ela me disse que, se eu quisesse manter meu emprego, teria de colocar a peruca de volta. Voltei para o meu apartamento segurando minha cabeça, esperando que ninguém notasse minhas lágrimas. Eu rastejei no chão, ainda com minhas roupas e sapatos, onde dormi pelo resto da noite. Minha mente estava preocupada com pensamentos. Devo sacrificar meu trabalho e voar de volta para a América? Eu uso peruca para salvar meu emprego? Pela manhã, eu havia tomado minha decisão. No meu caminho para o trabalho, parei em uma lixeira e joguei a peruca dentro. Eu subconscientemente entendi que minha decisão impactaria mulheres e meninas “com cabeça de fralda” em todos os lugares. Essa experiência me motivou a escrever este livro infantil. Como uma mulher adulta, isso me impactou profundamente. Eu não conseguia imaginar como as meninas iriam lidar com a mesma coisa. Eu queria fazer algo para ajudá-los a aprender a apreciar e valorizar seus cabelos.
Infelizmente, meu dilema não era o único. Muitas mulheres estão cientes de como seus estilos de cabelo (permanente, trançado, natural) podem tanto avançar quanto sufocar suas carreiras. A boa notícia é que não fui despedido. Mesmo assim, meu contrato não foi renovado por mais um ano.

NHH: Quanto do livro é realista?
MRW: Acho que todo o livro é realista. O personagem principal, Morgan, é como muitas garotas negras que se preocupam
com o cabelo. É difícil construir a autoestima e a autoimagem de nossas meninas quando estão sendo estigmatizadas por fazer algo tão simples como usar seus cabelos naturais.
Por exemplo:
• Tiana Jackson, 7 anos, que foi informada pela administração da escola que seu cabelo natural
não parecia apresentável e que deve ser cortado. Assistir ao vídeo do YouTube
• Vanessa VanDyke, de 12 anos, que após notificar os administradores de que estava
sofrendo bullying por causa de seu cabelo, foi instruída a cortá-lo e modelá-lo ou seria expulso.
• Danielle Cook, 13 anos, que foi impedida de frequentar um preparatório para a faculdade por causa
de seus dreadlocks.
Much Hairdo About Nothing é uma ferramenta que abre de forma criativa o diálogo com as garotas “fraldas” e permite que elas
saibam que elas também têm um cabelo “bom”.

NHH: Por que seu livro infantil é diferente de outros livros?
MRW: Much Hairdo About Nothing é educacional e divertido. São 68 páginas de uma história atraente e
ilustrações detalhadas juntamente com uma ampla gama de atividades. Possui atividades de leitura, escrita, audição e conversação. Existem lições de ciência, correspondência, história e dicionário para promover o aprendizado em todos os níveis.
O livro inclui palavras cruzadas, busca de palavras e mistura de palavras. Possui ainda fichas de desenho e coloração e um conjunto de bonecos de papel para recortar. As respostas estão no final do livro para verificar a compreensão. Muito penteado sobre nada (dança pai-filha) é o livro ideal para leitores mais jovens, pais e professores. Os pais podem se envolver no processo de leitura e ajudar seus filhos a completar as várias atividades. Os professores podem solicitar conjuntos de livros e utilizar as atividades para uma aula com a classe inteira centrada no aluno. Os leitores mais jovens vão gostar da experiência, em casa ou na escola, ao mesmo tempo que são incentivados a se
responsabilizar por seu aprendizado.

NHH: Como você criou o título?
MRW: O título é inspirado no nome da famosa peça de Shakespeare, Much Ado About Nothing. O título
significa preocupação desnecessária com alguma coisa. Substituí "Ado" por "Penteado". Meu livro basicamente explora dois relacionamentos muito importantes para uma jovem: o relacionamento que ela tem com seu pai e seu cabelo. Ambos podem impactá-la. Escolhi Much Hairdo About Nothing como título e Father-Daughter Dance como subtítulo.

NHH: Você aprendeu alguma coisa escrevendo seu livro? O que foi isso?
MRW: Aprendi como o tema do cabelo também afeta outras raças de mulheres. Mães brancas ou asiáticas em uniões inter-raciais terão que, em algum momento, confrontar a questão do cabelo de sua filha biracial, especialmente se sua textura for "fralda" ou "crespa". Eles podem não saber como ter essa discussão. Meu livro também pode beneficiá-los muito.





Marshalette R. Wise é de Tuskegee, Alabama. Ela tem um BA em Educação Artística da Língua Inglesa pela Tuskegee University, M.Ed. em Liderança Educacional e Menor em Estudos da Diáspora Africana pela University of Minnesota, e CELTA pela University of Cambridge - Teaching House NYC. Marshalette é a fundadora da WISE Scholars Foundation, uma organização sem fins lucrativos com a missão de ajudar jovens em situação de risco socioeconômico e desfavorecidos com prevenção do abandono escolar, conclusão escolar e conclusão da faculdade. Ela acredita em “Preparando-se hoje para o ensino superior amanhã”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1